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"[O oceano] é um lugar onde você realmente precisa saber o que está fazendo antes de poder se aventurar. Você 🏵 não sai correndo para quebrar as coisas, como se diz no Vale do Silício, se você estiver dentro daquilo que 🏵 vai quebrar": a frase é de James Cameron, explorador do oceano, cientista e cineasta, em betusa app fala ao telejornal 60 🏵 Minutes da Austrália, em betusa app 9 de junho de 2024.
Já se passou mais de um ano desde que o submersível 🏵 Titan implodiu no local dos destroços do Titanic. E dois dos meus amigos e colegas, o francês Paul-Henri Nargeolet e 🏵 o britânico Hamish Harding, estavam a bordo.
Trabalhei extensamente com Nargeolet por vários anos no projeto e operação do submersível ultraprofundo 🏵 Limiting Factor. Harding e eu visitamos juntos o ponto mais profundo do oceano – a Depressão Challenger, na Fossa das 🏵 Marianas.
Por isso, essa perda não foi apenas uma grande manchete. Para mim, foi algo pessoal.
Um ano depois, muitos perguntam: "Como 🏵 o incidente mudou a exploração em betusa app águas profundas?"
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Existem duas respostas para esta questão. A primeira é: 🏵 "Tenho muita esperança que não muito."
O que quero dizer com isso é que eu espero sinceramente que este incidente não 🏵 aumente o medo das pessoas de mergulhar nas profundezas dos nossos extraordinários oceanos, que são a força vital do nosso 🏵 planeta.
Três quartos dos oceanos do mundo estão totalmente inexplorados. Eles abrigam inúmeras espécies a serem descobertas, quebra-cabeças geológicos que podem 🏵 nos ajudar a entender os maremotos e tsunamis e possíveis indicações sobre os efeitos das mudanças climáticas sobre o planeta.
Infelizmente, 🏵 o sensacionalismo em betusa app torno do acidente e o medo instintivo de muitas pessoas sobre o fundo do mar podem 🏵 ter aumentado a ansiedade de alguns, que não conhecem os submersíveis, em betusa app relação a realmente entrar em betusa app um 🏵 desses veículos.
Mas isso certamente não deveria acontecer, da mesma forma que as pessoas não deveriam deixar de viajar de avião 🏵 após ouvirem notícias sobre um acidente aéreo fatal.
Nós da comunidade dos submersíveis – construtores, pilotos e pesquisadores – não hesitamos 🏵 em betusa app continuar a mergulhar exaustivamente nesses veículos, o que mostra que podemos confiar na betusa app segurança.
Crédito, Reeve Jolliffe/Caladan Oceanic
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É muito importante compreender que 🏵 o Titan era totalmente não convencional. Ele foi uma aberração na história dos projetos, operação e segurança de submersíveis.
O Titan 🏵 foi construído principalmente com fibra de carbono e moldado na forma de cilindro, enquanto todos os outros submersíveis para águas 🏵 profundas são esferas de metal ou acrílico.
Foram levantadas preocupações com a segurança do veículo desde 2024, segundo os antigos funcionários 🏵 da empresa proprietária do Titan, a OceanGate.
Virtualmente todos os especialistas em betusa app engenharia do fundo do oceano que conheço imploraram 🏵 à OceanGate que não colocasse o Titan na água. Para eles, era apenas questão de tempo para que o submersível 🏵 implodisse, matando seus ocupantes.
Mas os alertas foram ignorados.
Repito: é fundamental que as pessoas compreendam que existem formas seguras e consagradas 🏵 de construir e operar submersíveis para chegar ao fundo do mar. Por 50 anos, não houve uma única fatalidade humana, 🏵 nem mesmo lesões sérias entre seres humanos, durante mergulhos em betusa app submersíveis civis baseados nesses princípios.
Os submersíveis adequadamente certificados (ou 🏵 "classificados", como se diz na indústria) são como as aeronaves aprovadas pela Administração Federal de Aviação dos Estados Unidos.
É o 🏵 caso da Triton Submarines, da Flórida, nos Estados Unidos. Líder no setor e construtora do meu próprio submersível avançado, a 🏵 empresa só constrói submersíveis adequadamente certificados.
Inúmeros mergulhos já foram feitos até profundidades muito além da viagem do Titan, sem nenhum 🏵 incidente.
Eu mesmo pilotei um submersível a mais de 10 mil metros de profundidade – duas vezes e meia a profundidade 🏵 do Titanic – por 19 vezes. O mergulho pode ser feito repetidamente com segurança, levando outras pessoas para participar da 🏵 incrível jornada.
Infelizmente, o fundador e principal piloto da OceanGate, Stockton Rush, ignorou as preocupações de segurança que se apresentaram no 🏵 caminho das inovações e da betusa app ambição de estabelecer uma operação comercial viável.
Ele usou fibra de carbono para poder construir 🏵 um veículo suficientemente grande, para transportar uma quantidade de passageiros que pudesse cobrir os altos custos de construção e operação 🏵 de um submersível para águas profundas.
Suas concessões com fins econômicos e a possibilidade de se vangloriar da betusa app tecnologia contra 🏵 uma indústria que ele considerava excessivamente conservadora acabaram sendo fatais.
Existem muitas similaridades nas histórias. O próprio Titanic não deu atenção 🏵 adequada aos alertas sobre a grande quantidade de icebergs na betusa app rota. Da mesma forma, a OceanGate ignorou os avisos 🏵 sobre as falhas do seu projeto.
O número de botes salva-vidas do Titanic era insuficiente – para evitar que eles supostamente 🏵 abarrotassem o convés, prejudicando a visão dos passageiros. Já o Titan usou fibra de carbono para que mais pessoas pudessem 🏵 embarcar.
E, é claro, havia a eterna arrogância. O Titanic era "grande demais para afundar", enquanto o Titan era "revolucionário".
Seus proprietários 🏵 consideraram ambos perfeitamente seguros – mas não eram.
Existe uma segunda consequência possível da perda do Titan para a exploração das 🏵 profundezas do oceano.
De uma forma quase assustadora, o acidente repetiu muitos dos elementos que contribuíram para a tragédia do Titanic, 🏵 há mais de 100 anos. Mas o desastre poderia – e deveria – ter o mesmo efeito positivo sobre as 🏵 futuras regulamentações internacionais de segurança.
Crédito, Robert Ormerod
Depois da perda do Titanic, foram criadas regulamentações restritivas sobre a segurança da vida 🏵 no mar (Solas, na sigla em betusa app inglês), que perduram até hoje. Essas normas rigorosas definem o equipamento, treinamento e 🏵 procedimentos necessários para operar embarcações comerciais no ambiente marítimo.
Por isso, por mais trágica que tenha sido, a perda do Titanic 🏵 acabou salvando muito mais vidas, ao impulsionar novas medidas de segurança para evitar que uma nova tragédia como aquela acontecesse 🏵 novamente. E este mesmo lampejo de esperança existe no desastre do Titan.
Enquanto ainda aguardamos os resultados de duas investigações oficiais 🏵 do acidente, pela Guarda Costeira dos Estados Unidos e pelo Conselho de Segurança do Transporte do Canadá, surgiram apelos para 🏵 reforçar as medidas de segurança da indústria de submersíveis.
Submersíveis "não classificados" (ou seja, não certificados por terceiros qualificados) nunca devem 🏵 ser autorizados a transportar passageiros comerciais.
Da mesma forma que na aviação, veículos experimentais podem e devem ser autorizados a operar, 🏵 para podermos ampliar as fronteiras da tecnologia, segurança e capacidade. Mas as pessoas que não têm ideia de como avaliar 🏵 os riscos que estão assumindo não deveriam poder comprar passagens para viajar em betusa app veículos experimentais.
A simples assinatura de uma 🏵 declaração de isenção, contornando as leis por operar em betusa app águas internacionais, ou o uso de manobras legais para classificar 🏵 passageiros comerciais como "tripulação", claramente ao contrário da realidade, não deveriam impedir que os operadores de risco fossem proibidos de 🏵 operar, ou de receber processos legais retroativos quando voltassem a algum porto.
Outra questão fundamental é que, como acontece em betusa app 🏵 tantos outros casos no nosso mundo, o dinheiro gasto no turismo – sim, até no turismo em betusa app águas profundas, 🏵 para visitar um local de naufrágio – financia o desenvolvimento de tecnologias e procedimentos para que a exploração dos oceanos 🏵 seja mais barata, frequente e segura.
Os fundos fornecidos para desenvolver a tecnologia marinha são insuficientes. Por isso, é necessário apoiar 🏵 o turismo oceânico, se quisermos que ele passe a ser mais acessível ao longo do tempo.
Mas é preciso ter segurança 🏵 e seguir os protocolos estabelecidos.
A humanidade nunca deve abandonar as explorações, nem deixar de levar o máximo de pessoas possível 🏵 até as extraordinárias maravilhas do nosso planeta, incluindo as profundezas do oceano.
Precisamos fazer isso para melhor compreender, apreciar e preservar, 🏵 além de incentivar o aspecto mais característico e extraordinário da natureza humana: a necessidade de exploração.
Ao comentar recentemente a perda 🏵 do Titan e do nosso amigo em betusa app comum, PH Nargeolet, James Cameron ofereceu o que eu acredito serem as 🏵 melhores palavras finais sobre a tragédia. Na mesma entrevista mencionada acima, ele disse:
"A exploração vai prosseguir porque precisa prosseguir – 🏵 e porque faz parte do espírito humano... Se fizermos corretamente, ela pode ser realizada com segurança."
* Victor L. Vescovo é 🏵 explorador das profundezas do oceano, piloto de teste de submersíveis certificado, ex-comandante da Marinha dos Estados Unidos e investidor de 🏵 risco. Ele visitou o Titanic três vezes, foi a primeira pessoa a visitar o ponto mais profundo de todos os 🏵 cinco oceanos do planeta e visitou o ponto mais profundo do oceano, a Depressão Challenger, 15 vezes.
Leia a versão original 🏵 desta reportagem (em inglês) no site betusa app Innovation.
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