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Nota do Editor: Este artigo foi originalmente publicado por
O Negócio da Moda
, um parceiro editorial daStyle.
( bet 36t ) --
Há pouco 🫦 mais de um ano, o jogador da NFL Travis Kelce saiu com uma camisa extravagante estampada bet 36t sedas e dois 🫦 flamingos rosas do tamanho dos barris.
O design foi reciclado a partir de cachecóis Chanel vintage pelo estilista Logan Horne, cuja 🫦 marca J.Logan Home é especializada bet 36t remodelar acessórios patrimonial luxo stylist e suas peças que vendem quase BR R$ 3.000 🫦 cada um também foram usadas pelos músicos Dua Lipa 2 chainz (e são vendidas nas lojas incluindo Farfetch), Kith and 🫦 The Webster; eles chamaram ainda mais atenção do departamento jurídico da gigante francesa dos produtos luxuosos...
Em fevereiro, advogados que atuavam 🫦 para a Chanel enviaram uma carta de cessar e desistir à Horne exigindo bet 36t gravadora parar com os produtos contendo 🫦 seu logotipo.
É o mais recente de uma série enxurrada que transformou a upcycling bet 36t um campo emergente da batalha legal, 🫦 colocando-se numa prática lançada como chave para melhorar as credenciais do setor na sustentabilidade contra os limites estabelecidos pela proteção 🫦 das marcas.
"Nós realmente temos esses dois valores que apontam bet 36t direções diferentes", disse a fundadora do Fashion Law Institute, Susan 🫦 Scafidi. “(Upcycling) é absolutamente arriscado apesar de ser tendência e ético”.
A objeção da Chanel aos projetos de J. Logan Home 🫦 não é exatamente um parafuso do azul!
Os principais players de luxo têm sido historicamente cauteloso com o mercado secundário, preocupados 🫦 que poderia danificar seu domínio cuidadosamente controlado sobre a distribuição e imagem da marca.
É uma tensão que se tem destacado 🫦 na última década graças ao rápido aumento das plataformas de revenda online. Embora algumas marcas tenham começado a abraçar o 🫦 espaço, outras têm permanecido cautelosas e bet 36t particular Chanel perseguiu casos importantes contra jogadores do comércio eletrônico (re-commerce) argumenta estão 🫦 usando bet 36t marca sem permissão para vender falsificações!
(A marca marcou uma grande vitória no início deste ano, quando um tribunal 🫦 de Nova York concedeu BR R$ 4 milhões bet 36t danos na ação contra o negócio What Goes Around Comens across. 🫦 Uma disputa legal separada com The RealReal está sendo realizada).)
Até agora, a prática tornou-se mais difundida e impulsionada bet 36t parte 🫦 pela demanda por roupas de rua com logotipo pesado ; maior acesso aos produtos vintage (e tecidos sem saída) - 🫦 além do crescente desejo dos jovens designers para operarem sustentável.
Isso deu origem a um número crescente de queixas por violação 🫦 das marcas registradas e direitos autorais visando upcyclers, incluindo Louis Vuitton ou Levi' ’S.
Em 2024, a Louis Vuitton garantiu uma 🫦 liminar permanente de BR R$ 603.000 bet 36t um caso no Texas contra o negócio que vende produtos da marca. No 🫦 ano passado s apresentou queixa à gravadora francesa Coperni alegando estar usando costura e guias para tecidos com pontos do 🫦 bolso confusamente semelhantes ao famoso rótulo jeans A venda desses itens juntamente aos artigos realmente retirado dos calças-desenho Levi'S sem 🫦 autorização criou risco adicional por confusão entre os consumidores (a empresa argumentou).
Ambas as marcas se recusaram a comentar quando alcançadas 🫦 pela Business of Fashion.
O upcycling infringe as marcas registradas das marca?
As disputas refletem preocupações legítimas de marcas registradas e direitos 🫦 autorais, mas também levantam questões sobre até que ponto essas proteções devem se estender quando entram bet 36t conflito com metas 🫦 mais amplas para a sustentabilidade.
"É uma área cinzenta dentro da lei", disse Scafidi. As marcas absolutamente têm um pé legal 🫦 para se manterem firmes, a questão é o quão bem vestida ela está."
Em termos gerais, uma vez que a marca 🫦 tenha vendido um item torna-se justo ser revendido ou redistribuído por terceiros. Mas esse princípio conhecido como doutrina da primeira 🫦 venda (primária) pode não se aplicar caso o produto seja retrabalhada e embelezada ”, disseram os advogados do clube de 🫦 advocacia bet 36t comunicado à imprensa local sobre as vendas no exterior dos EUA
Os Upcyclers podem tomar precauções, como evitar o 🫦 uso proeminente de logotipo ou fornecer aos consumidores divulgações claras que os produtos retrabalhados não são autorizados nem afiliados às 🫦 marcas referenciadas (uma abordagem adotada pela J. Logan Home). Mas essas etapas ainda pode ser insuficiente para combater argumentos sobre 🫦 violação dos direitos autorais e das marca registrada segundo advogados;
E enquanto os quadros legais que protegem a propriedade intelectual 🫦 das empresas estão bem estabelecidos, se o benefício de sustentabilidade da reciclagem deve ser pesado contra eles não foi realmente 🫦 testado.
"Se queremos passar de uma economia linear para circular, precisamos melhorar a ciclologia", disse Irene Calboli. O fato da lei 🫦 sobre propriedade intelectual atrapalha aqueles que querem aumentar o uso ou reciclar é errado."
A Chanel disse que está prestando muita 🫦 atenção às questões de sustentabilidade, apontando para seu trabalho com a L'Atelier dos Matires (L’atelier das Matrizes), uma empresa responsável 🫦 pela reciclagem e armazenamento não vendido por marcas premium.
"(A upcycling é) uma tendência positiva que continuamos a explorar, e sempre 🫦 estivemos conscientes da necessidade de encontrar um equilíbrio entre proteger os direitos das nossas marcas comerciais com o direito dos 🫦 outros criarem livremente", disse bet 36t comunicado. “No entanto s vezes temos consciência do uso não autorizado desses elementos estampados no 🫦 logotipo Chanel como apropriação indevidamente autorizada... Nesse caso tomamos as medidas apropriadas para defender nossos Direitos”.
A repressão legal mais ampla 🫦 não só tem como alvo marcas que fazem uso proeminente de logotipos também.
Antes de se tornar uma célebre designer nova-iorquina, 🫦 Batsheva Hay trabalhou como advogada dos direitos autorais. Então foi um choque quando ela encontrou a si mesma no final 🫦 da recepção do cessar e desistir carta por parte duma grande marca comercial sobre vestidos feitos com tecido morto proveniente 🫦 das origens indiana ndia; embora não tivesse nenhum logotipo óbvio que fosse usado para o jogador maior sem querer vêlo 🫦 reproduzido bet 36t outro lugar!
"Fiquei realmente humilhada e horrorizada porque achei que era uma impressão de frutas vintage legal, mas acabou 🫦 sendo algum tipo comercial", disse Hay. Em vez do tempo gasto para lutar contra o caso ela pegou os três 🫦 vestidos restantes ainda não vendidos bet 36t seu site /p>
Horne diz que não pode se dar ao luxo de lutar contra 🫦 a Chanel, o qual ameaçou buscar danos legais no valor total por marca (USR$ 2 milhões), disgorgement dos lucros e 🫦 pagamento das taxas do advogado caso ele deixe parasse com produtos da empresa.
Em vez disso, ele disse que está procurando 🫦 girar bet 36t marca enquanto continua a encontrar maneiras criativas de abordar os problemas da indústria com desperdício e superprodução. O 🫦 sonho seria uma oportunidade para colaborar oficialmente bet 36t um rótulo estabelecido numa coleção atualizada ”.
"Por mais que eu acredite na 🫦 minha missão... não estou tentando ir à falência indo para a batalha com Chanel", disse ele.
Observadores da indústria dizem que 🫦 a corrente de casos reflete um ajuste mais amplo para novos modelos emergentes. Algumas grandes marcas, como Prada s Gucci 🫦 e Levi'’S na verdade já se envolveram com coleções upcycling ou programas próprios Anna Foster (que dirige o re-fashioned marca 🫦 ELV Denim), tem parceria lentamente bet 36t empresas incluindo Gabriela Hearst and The Outnet movees to soe Upcycle excesso inventário interessado 🫦 Estes dias ela diz estar tendo uma conversa sobre semana
Enquanto isso, a política pode estar se movendo bet 36t uma velocidade 🫦 mais rápida criando desafios diferentes para as marcas. Tanto os consumidores quanto formuladores de políticas estão cada vez maiores conscientes 🫦 dos enormes níveis do desperdício gerado pela indústria da moda com novos regulamentos que tornariam o comércio das grifes responsável 🫦 por lidarem melhor e excesso no estoque na Europa ou nos EUA /p>;
"Nós realmente estamos bet 36t um ponto de inflexão 🫦 onde podemos ter resultado no tribunal que é diferente do efeito na corte das mídias sociais", disse Scafidi.
Este artigo foi 🫦 originalmente publicado por:
O Negócio da Moda
, um parceiro editorial daStyle. Leia mais histórias de The Business of Fashion
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