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A prática amadora de esportes é muito popular e os clubes são os maiores 🍊 promotores.

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Necklace de Yakaumbu Kamanda Lumpungu: uma história de violência e colonialismo

Por anos, o lustroso colar de cobre e vidro estava 🫰 betesporte 91 exibição no Museu Real da África Central betesporte 91 Tervuren, leste de Bruxelas. Reputado para ter pertencido a um traficante 🫰 notório de escravizados do século 19, ele tem 10 contas de cobre dourado brilhante suspensas betesporte 91 seda, com "jóias" vermelhas 🫰 de vidro betesporte 91 um medalhão intrincado. Mas ninguém realmente sabia como a joalheria da África Central chegou à Bélgica.

O museu 🫰 primeiro registrou o colar betesporte 91 1959. Uma década antes, um residente grego do antigo Congo Belga tentou vender sem sucesso 🫰 para o museu. Ele adquiriu de um mecânico belga anônimo, que por betesporte 91 vez comprou de um chefe congolês - 🫰 ou assim diziam os arquivos.

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Essa simples história esconde uma realidade muito mais 🫰 complicada e violenta. O colar pertencia a Yakaumbu Kamanda Lumpungu, chefe do povo Songye betesporte 91 Kabinda no centro do atual 🫰 República Democrática do Congo (RDC).

Um defensor da independência do Congo, Lumpungu foi enforcado betesporte 91 1936 pela administração colonial, acusado de 🫰 um duplo assassinato - acusações que betesporte 91 família nega.

Lumpungu herdou o colar de seu pai e deu a betesporte 91 esposa 🫰 favorita, Mfute. Seus parentes não acreditam que ele teria se desfeito voluntariamente.

Quase 90 anos após betesporte 91 morte, o colar é 🫰 uma das dúzias de objetos betesporte 91 exibição betesporte 91 uma exposição sobre a proveniência da coleção do Museu Real da África 🫰 Central, que vai até 29 de setembro. O museu foi rebatizado como AfricaMuseum betesporte 91 2024 após uma renovação massiva e 🫰 um processo de "descolonização".

Hoje, o museu - fundado betesporte 91 1898 para glorificar um projeto colonial brutal - ainda está se 🫰 reconciliando com o seu passado. Após o rei Léopold II assumir o controle do Congo betesporte 91 1885, estabelecendo um regime 🫰 notoriamente violento e cruel, milhares de objetos - arte, armas, instrumentos musicais, bens fúnebres e mesmo restos humanos - fluíram 🫰 para o norte de Bruxelas.

O AfricaMuseum - assim como o British Museum betesporte 91 Londres, o Musée du Quai Branly betesporte 91 🫰 Paris e o Museu am Rothenbaum - Culturas e Artes do Mundo betesporte 91 Hamburgo - está lidando com crescentes chamados 🫰 para a restituição de artefatos do período colonial.

Bart Ouvry, diretor do AfricaMuseum, disse: "No longo prazo, é inevitável que um 🫰 número de aqueles objetos retorne ou pelo menos se torne propriedade do governo congolês." Ele acrescentou: "Não temos o direito 🫰 de falhar."

Ouvry, que foi o embaixador da UE na DRC, Quênia e Mali, disse que a restituição levará "décadas" para 🫰 ser concluída, mas ele ficaria desapontado se nós "não tivessemos tomado nenhum passo concreto durante meu mandato", que ainda tem 🫰 cinco anos.

O museu não é o árbitro do que devolver, no entanto, pois a coleção oficialmente pertence ao Estado belga.

Na 🫰 sequência das protestos Black Lives Matter, que forçaram uma reavaliação do passado colonial da Bélgica, a Bélgica aprovou uma lei 🫰 betesporte 91 2024 sobre a restituição de coleções coloniais.

A legislação permite que os objetos, betesporte 91 particular aqueles adquiridos sob coação ou 🫰 por meio da violência, sejam devolvidos após pesquisas por historiadores aos Estados da RDC, Ruanda ou Burundi (outras colônias belgas) 🫰 por meio de tratados com esses Estados.

Até recentemente, acreditava-se que "provavelmente cerca de 1.000 objetos [no AfricaMuseum] foram retirados betesporte 91 🫰 contexto de violência", disse Hein Vanhee, historiador do museu.

Sua minuciosa escavação nos arquivos descobriu que mais de 40.000 objetos - 🫰 cerca de um terço de toda a coleção - foram coletados antes da primeira guerra mundial, o período mais violento 🫰 da história colonial da Bélgica.

Sob o Estado Livre do Congo de Léopold II, que terminou betesporte 91 1908, as forças coloniais 🫰 atiraram e amputaram as mãos das pessoas que não atendiam aos prazos de borracha. O governo belga assumiu o controle 🫰 da colônia até 1960.

"Muitos mais [objetos] do que gostaríamos de pensar, no passado, foram coletados betesporte 91 contexto de violência", disse 🫰 Vanhee, embora a documentação pobre o impossibilitasse de ser preciso.

Mas está claro que milhares de artefatos foram coletados à força 🫰 durante expedições punitivas.

Um oficial belga, que forneceu um lote de itens, relatou de volta que os nomes das línguas locais 🫰 de itens não podiam ser registrados "dada a hostilidade do povo Babanga".

Hoje, a restituição não é tão simples. Anne Wetsi 🫰 Mpoma, curadora betesporte 91 Bruxelas que dirige uma galeria dedicada ao arte e cultura africanos, argumenta que a lei de 2024 🫰 é "irrealista", betesporte 91 parte porque ela coloca o ênfase betesporte 91 um governo congolês já "não fazendo seu trabalho", ela disse, 🫰 betesporte 91 funções básicas como saúde ou segurança.

Ela acrescentou: "Quando o governo congolês receber esses objetos, o que eles farão com 🫰 eles? Vão devolvê-los às comunidades? Ou eles os colocarão betesporte 91 museus?"

Em vez de um programa de restituição Estado-Estado, ela propõe 🫰 uma abordagem baseada na grama onde os museus belgas e a diáspora congolesa trabalham com museus africanos e comunidades locais 🫰 para transferir obras.

"Também há muito trabalho a ser feito no campo, para dizer às comunidades: "OK, você está disposto a 🫰 receber esses objetos de volta? Você sequer sabe que esses objetos estão sendo mantidos betesporte 91 instituições brancas na Bélgica?"

Enquanto isso, 🫰 o AfricaMuseum está revisando suas próprias exibições. Desde a reabertura betesporte 91 2024, bustos de figuras do colonialismo e uma controvérsia 🫰 "Leopard Man" escultura foram movidos da entrada grandiosa para um depósito onde podem ser vistos apenas como parte de uma 🫰 visita guiada.

Funcionários do museu pretendiam um "diálogo" entre a pompa colonial-era e novas obras de artistas africanos modernos, mas a 🫰 maioria dos visitantes via apenas a antiga propaganda inalterada.

"Claro, é um processo", disse Ouvry, referindo-se à renovação do museu. "Se 🫰 houver um museu na Bélgica que não pode se dar ao luxo de ficar betesporte 91 betesporte 91 torre de marfim, é 🫰 certamente o AfricaMuseum."


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