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Editor's Note: The views expressed in this commentary are solely those of the writer. O Ponto de Vista está apresentando 🌛 o trabalho da The Conversation, uma colaboração entre jornalistas e acadêmicos para fornecer análises de notícias e comentários. O conteúdo 🌛 é produzido exclusivamente pela The Conversation.
Na noite de segunda-feira, o voo VA 148 da Virgin Australia decolou do Aeroporto de 🌛 Queenstown, na Nova Zelândia, com destino a Melbourne. Pouco depois da decolagem, o motor direito do Boeing 737-800 começou a 🌛 emitir barulhos fortes, seguidos de chamas.
O piloto continuou o voo com o motor restante, realizando um pouso de emergência seguro 🌛 no Aeroporto de Invercargill.
A Virgin Australia atribuiu os eventos dramáticos a um "possível impacto de pássaro". O Aeroporto de Queenstown 🌛 minimizou a probabilidade de impacto de pássaro, afirmando que "nenhum pássaro foi detectado no pátio naquela ocasião".
Embora não saibamos exatamente 🌛 o que aconteceu, o impacto de pássaro é um risco real e comum para as aeronaves. Isso pode danificar as 🌛 aeronaves e, dpsports casos extremos, levar às mortes.
Um impacto de pássaro é uma colisão entre uma aeronave e um pássaro. 🌛 (Embora a definição possa ser ampliada para incluir colisões no solo com animais terrestres, como veados, coelhos, cães e jacarés.)
O 🌛 primeiro registro de impacto de pássaro ocorreu dpsports 1905, sobre um campo de milho dpsports Ohio, nos Estados Unidos, registrado 🌛 por Orville Wright.
Agora, eles acontecem todos os dias, com alguma variabilidade sazonal devido aos padrões migratórios de pássaros.
Talvez o caso 🌛 mais famoso de impacto de pássaro migratório ocorreu dpsports 2009, quando o Voo 1549 da BR Airways encontrou um bando 🌛 de gansos-canadenses logo após a decolagem do Aeroporto LaGuardia, dpsports Nova York. Ambos os motores do avião falharam, e o 🌛 capitão Sully Sullenberger teve que pilotar o avião para um pouso sem motor no Rio Hudson.
Entre 2008 e 2024, a 🌛 Autoridade de Segurança dos Transportes da Austrália registrou 16.626 impactos de pássaros. Nos Estados Unidos, a Administração Federal de Aviação 🌛 relatou 17.200 impactos de pássaros dpsports 2024 sozinho.
Onde os impactos de pássaros acontecem e 🌛 quais são os efeitos?
De acordo com a Organização da Aviação Civil Internacional, 90% dos impactos de pássaros ocorrem perto dos 🌛 aeroportos. Em geral, isso acontece durante a decolagem ou o pouso, ou dpsports altitudes mais baixas onde a maioria da 🌛 atividade de pássaros ocorre.
O efeito do impacto de pássaro depende de muitos fatores, incluindo o tipo de aeronave. Os resultados 🌛 podem incluir desligar um motor, como pode ter acontecido com o voo da Virgin Australia. Este avião era um Boeing 🌛 737-800, que tem a capacidade de voar com um motor para um aeroporto alternativo.
Em aeronaves menores, especialmente dpsports aeronaves de 🌛 único motor, os impactos de pássaros podem ser fatais. Desde 1988, 262 fatalidades relacionadas a impacto de pássaro foram relatadas 🌛 globalmente, e 250 aeronaves destruídas.
Como fabricantes e pilotos se defendem contra o impacto de 🌛 pássaro?
A maioria dos impactos de pássaros ocorre nas primeiras horas da manhã ou no crepúsculo, quando os pássaros estão mais 🌛 ativos. Os pilotos são treinados para serem vigilantes durante esses períodos.
O radar pode ser usado para rastrear bandos de pássaros. 🌛 No entanto, essa tecnologia é baseada dpsports terra e não está disponível globalmente, portanto, não pode ser usada dpsports todos 🌛 os lugares.
Os dois maiores fabricantes de jatos de passageiros, Boeing e Airbus, usam motores turbofan. Esses usam uma série de 🌛 lâminas de ventilador para comprimir ar antes de adicionar combustível e chama para obter a força necessária para decolar.
O impacto 🌛 de um pássaro dpsports um desses motores pode causar sérios danos às lâminas do ventilador, causando a falha do motor. 🌛 Os fabricantes de motores testam a segurança desses motores disparando um frango congelado de alta velocidade neles enquanto o motor 🌛 opera dpsports empuxo total.
A Autoridade de Segurança da Aviação Civil da Austrália circular sobre o gerenciamento de ameaças de vida 🌛 selvagem recomenda medidas que os aeroportos devem tomar para manter os pássaros e os animais afastados da vizinhança do aeroporto. 🌛 Uma técnica é usar pequenas explosões de gás para imitar o som de um tiro para afastar os pássaros que 🌛 pairam perto da pista. Em áreas com populações altas de pássaros, os aeroportos podem usar certas gramas e plantas que 🌛 não atraiam os pássaros.
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