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O milionário da criptomoeda Sam Bankman-Fried foi condenado a 25 anos de prisão por sete acusações de fraude fiscal. Mas, 💶 o plano dele era imoral?
Por jogo de blackjack própria conta, Bankman-Fried pretendia acumular riqueza para causas filantrópicas: "ganhar para dar", na expressão 💶 da comunidade do altruísmo eficaz, da qual ele era um apoiador. Bilbordes da jogo de blackjack bolsa de criptomoedas, FTX, proclamavam: "Estou 💶 dentro da criptomoeda porque quero ter o maior impacto global para o bem." Altruístas eficazes frequentemente defendem o utilitarismo, de 💶 acordo com o qual devemos promover o maior equilíbrio líquido de benefícios sobre danos, por meios necessários. Em outras palavras, 💶 estamos justificados jogo de blackjack causar dano a alguns - por exemplo, por fraude fiscal - se os danos forem superados pelos 💶 benefícios para outros. Conforme o juiz que o sentenciou: "Ele sabia que estava errado; ele sabia que era criminal." Mas 💶 mesmo se ele soubesse da lei, Bankman-Fried pode não ter acreditado que estava fazendo algo de errado. Após todo, ele 💶 planejava doar bilhões para ajudar aqueles jogo de blackjack necessidade. Ele pode ter pensado que ele tinha a resposta para essa antiga 💶 questão moral: se é OK causar dano para o bem maior.
Ideias filosóficas raramente vão à tona. O altruísmo eficaz é 💶 um deles; outro é "o problema do bonde" - uma fonte de inúmeros memes nas redes sociais e um dispositivo 💶 de enredo proeminente jogo de blackjack The Good Place. O que se perde nos memes é por que o problema do bonde 💶 importa. A questão não é gerar casos de incerteza moral cada vez mais abstrusos, mas precisamente investigar a encruzilhada de 💶 Bankman-Fried.
No caso clássico, concebido pelo meu falecido colega Judy Thomson jogo de blackjack 1976, você é um espectador jogo de blackjack um interruptor que 💶 desviará de um bonde de trilhos - jogo de blackjack direção a cinco vítimas que certamente morrerão quando o atingi-los - para 💶 uma via lateral com uma única vítima que será morta no lugar. Apresentações populares dele sugerem que a questão é 💶 saber o que fazer: você deve virar o bonde para a via lateral ou não? Mas o problema do bonde 💶 começa com o fato de que a maioria de nós tem pouca dúvida: você deve desviar o bonde para o 💶 trilho lateral, tomando uma vida para salvar cinco. Este julgamento coloca pressão sobre aqueles que respondem "não" à encruzilhada de 💶 Bankman-Fried - aqueles que acreditam que não é OK causar dano a alguns apenas porque esses danos serão superados por 💶 benefícios para outros.
Mas por que, então, se estamos certos de virar o interruptor, é errado empurrar um transeunte na frente 💶 do bonde jogo de blackjack alta velocidade, trazendo-o a um fim? Ou para um médico transplantar matar um paciente inocente e usar 💶 seus órgãos para salvar cinco vidas - ambos dos quais a maioria de nós considera grossamente imorais? Para décadas, eticistas, 💶 incluindo Thomson, lutaram para conciliar nossos julgamentos contrastantes quando se trata de virar o interruptor jogo de blackjack vez de empurrar o 💶 transeunte ou matar o paciente: jogo de blackjack cada caso, tomamos uma vida para salvar cinco. Se não pudermos identificar uma diferença 💶 moral significativa, devemos concluir que, desde que seja OK virar o interruptor, é OK empurrar o transeunte ou matar o 💶 paciente depois de todo. Esta conclusão leva inevitavelmente a uma visão moral mais utilitária, na qual está bem causar dano 💶 jogo de blackjack serviço do bem maior. E permite uma defesa moral de Bankman-Fried. Ele pode ter mal calculado danos e benefícios, 💶 riscos e recompensas, mas havia um argumento filosófico respeitável de seu lado.
A volta emocionante nesta história é que Judy Thomson 💶 acabou mudando de ideia. Em um artigo publicado jogo de blackjack 2008, ela questionou a ideia de que é certo virar esse 💶 interruptor, tomando uma vida para salvar cinco. Seu argumento gira jogo de blackjack torno de uma variante do caso clássico jogo de blackjack que 💶 você tem uma opção adicional: além de desviar o bonde para um trilho com uma única vítima, você pode desviá-lo 💶 jogo de blackjack si mesmo. A visão de Thomson é que você não é obrigado a sacrificar jogo de blackjack vida, mas se você 💶 não o fizer, então você não pode então virar o bonde jogo de blackjack alguém, sacrificando-os no lugar. Se você não estaria 💶 disposto a dar jogo de blackjack vida para salvar os cinco, como você pode justificar a decisão de tomar a deles? Esta 💶 questão tem força mesmo quando o auto-sacrifício não é uma opção, como no caso com o qual começamos: a ausência 💶 de uma opção que você não tomar não deve afetar jogo de blackjack escolha entre as opções que permanecem.
A mensagem da reviravolta 💶 de Thomson é que, jogo de blackjack vez de enfraquecer nossa relutância jogo de blackjack causar dano, uma reflexão cuidadosa sobre o problema do 💶 bonde deve fortalecê-lo. Não há diferença moral entre virar o interruptor no caso original do problema do bonde e empurrar 💶 um transeunte na frente do bonde, não porque ambas as ações estão certas, mas porque - apesar de um senso 💶 comum - ambas as ações estão erradas. Nós não devemos virar esse interruptor porque nós geralmente não estamos dispostos a 💶 sacrificar nós mesmos.
Há situações jogo de blackjack que está OK causar dano a alguns para o benefício de outros: atuar jogo de blackjack defesa 💶 própria, por exemplo. Mas não é permitido fazê-lo sempre que os benefícios ultrapassem os danos. Nós não devemos permitir que 💶 algum futuro Bankman-Fried justifique suas ações apelando para o bem maior.
Leitura adicional
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Would You Kill the Fat Man? O Problema 💶 do Bonde e O Que Sua Resposta Nos Diz Sobre o Certo e o Errado por David Edmonds (Princeton, £12.99)
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Justiça: 💶 O Que É a Coisa Certa a Fazer? por Michael J Sandel (Penguin, £10.95)
-
Direitos, Restituição e Risco: Ensaios jogo de blackjack Teoria 💶 Moral por Judith Jarvis Thomson (Harvard, £37.95)
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