Irène Schweizer, pianista suíça de renome ♨️ mundial, que desafio estereótipos de jazz como um artista dominado por homens brincando a barba para decidir a versão mais ♨️ "hipster" de My Funny Valentine, faleceu aos 83 anos.
Schweizer era uma ♨️ improvisadora de inventividade e consciência de grupo reflexiva, uma defensora de longa data da participação feminina no jazz e co-fundadora ♨️ de dois festivais aventureiros, além de uma gravadora.
Ela formou seu primeiro ♨️ trio jogo de dois 1963, com o baixista Uli Trepte e o baterista Mani Neumeier, um grupo que evoluiu jogo de dois cinco anos ♨️ para o hard-bop e os métodos de piano de Bill Evans e McCoy Tyner jogo de dois direção à improvisação livre. Após ♨️ a separação desse grupo jogo de dois 1968, formou outro trio, que logo se tornou um quarteto, que incluiu o percussionista suíço ♨️ Pierre Favre e o saxofonista livre britânico Evan Parker.
Ela também tocou ♨️ por vários anos na década de 70 com o saxofonista alemão avant-garde Rüdiger Carl e, jogo de dois 1977, juntou-se ao Feminist ♨️ Improvising Group (mais tarde renomeado European Women's Improvising Group), fundado pela vocalista Maggie Nicols e a compositora/bassoonista Lindsay Cooper. Ela ♨️ encontrou a experiência de ser membro desse grupo exclusivamente feminino relaxante, pois "não precisava provar quanto era boa ou quanto ♨️ podia tocar rápido", mas sim "sobre expressão, como você poderia se comunicar suas emoções".
♨️ Durante os anos 80, Schweizer começou a tocar com a baixista francesa Joëlle Léandre, primeiro jogo de dois um duo, ♨️ e depois jogo de dois Les Trois Dames e o teatral e engraçado Les Diaboliques. Em 1986, ela e o jornalista musical ♨️ Patrik Landolt fundaram a gravadora suíça inovadora Intakt para música nova, e nesse mesmo ano, Schweizer também iniciou o Festival ♨️ Internacional de Mulheres Canaille de Música Improvisada de Zurique (que ocorreu jogo de dois vários locais até 1992), bem como o festival ♨️ de Zurique ainda ativo e aventureiro Taktlos.
Na fase final de jogo de dois ♨️ carreira, ela se engajou jogo de dois uma longa série de emocionantes duos internacionais com bateristas, incluindo Louis Moholo-Moholo, Andrew Cyrille, Favre ♨️ e Han Bennink. A percussividade do estilo de tocar de Schweizer (muitas vezes comparado com o de Cecil Taylor, embora ♨️ as fontes melódicas fossem muito diferentes) contribuiu para tornar essas colaborações algumas das mais emocionantes de jogo de dois carreira.
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