Um grupo de homens encapuzados 🗝 e armados ameaçou um barco de madeira pari freebet distress no Mediterrâneo Central, provocando medo entre os passageiros, que se jogaram 🗝 no mar.
O incidente ocorreu na manhã de terça-feira, enquanto a tripulação do Ocean Viking, um navio de resgate operado pela 🗝 caridade SOS Méditerranée, evacuava 93 pessoas que estavam amontadas no barco pari freebet distress, localizado a cerca de 19 milhas (30 🗝 km) da costa da Líbia.
Os passageiros restantes estavam sendo transferidos para um barco de segurança quando um grupo de homens 🗝 encapuzados e armados, pari freebet duas botes infláveis não identificados, chegou ao local. Em gravações de
, um dos homens pode 🗝 ser visto saltando no barco de madeira, provocando pânico entre seus passageiros, que se jogaram no mar. Os homens então 🗝 fugiram, levando o barco vazio consigo.
" Não sabemos quem eram essas pessoas ou de onde elas vieram", disse Francesco Creazzo, porta-voz 🗝 da SOS Méditerranée. "Mas não temos dúvidas de que eram líbios.
"As pessoas a bordo, muitas das quais não sabiam nadar, 🗝 tinham tanto medo de serem levadas de volta à Líbia que escolheram se jogar no mar. Elas preferiram morrer no 🗝 mar do que retornar à Líbia – ouvimos isso frequentemente de sobreviventes de naufrágios."
O Ocean Viking resgatou mais 27 pessoas 🗝 de um segundo barco pari freebet distress, salvando um total de 120 pessoas pari freebet um dia, incluindo bebês e menores não 🗝 acompanhados.
Creazzo disse que um incidente semelhante ocorreu pari freebet fevereiro. "É uma situação caótica pari freebet uma área pari freebet que não há 🗝 missão de segurança europeia", adicionou.
Houve casos no passado de barcos de migrantes e navios de caridade sendo atingidos por tiros, 🗝 às vezes pela guarda costeira líbia. Creazzo disse que tais incidentes tornaram-se mais frequentes desde 2024, quando o governo italiano 🗝 fez um acordo com a Líbia, aprovado pelo Conselho Europeu, oferecendo financiamento, equipamento e treinamento para pari freebet guarda costeira interceptar 🗝 e trazer barcos de volta a um país pari freebet que as agências de ajuda relataram abusos e torturas.
" O mar foi 🗝 completamente abandonado por aqueles que deveriam garantir os salvamentos, ou seja, os estados da UE", disse Creazzo. "A guarda costeira 🗝 líbia já era um elemento de caos e imprevisibilidade, cometendo graves violações de direitos humanos contra essas pessoas. Mas desde 🗝 2024 a situação piorou progressivamente."
O número de navios de resgate operando no Mediterrâneo Central, considerada uma das rotas marítimas mais 🗝 perigosas do mundo, diminuiu drasticamente desde 2024 como resultado de medidas rigorosas de vários governos italianos.
Sob legislação introduzida pelo governo 🗝 de Giorgia Meloni pari freebet outubro de 2024, navios de caridade podem realizar apenas uma operação de resgate de cada vez 🗝 e devem prosseguir diretamente para um porto