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m com 1 deles éanulado passando pro azul- mas nao diz dos

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O atual presidente do México, Andrés Manuel López Obrador – geralmente conhecido por suas iniciais AMLO - é tão popular 🔑 que quase certamente teria vencido outro mandato se seu nome estivesse na cédula no domingo passado.

Mas a Constituição do México 🔑 tem um limite de prazo estrito para os presidentes, então Claudia Sheinbaum uma cientista climática e ex-prefeita da Cidade 🔑 Do Mexico que López Obrador ungiu como seu sucessor escolhido correu.

Em sistemas parlamentares como Grã-Bretanha, Espanha e Canadá não há 🔑 limites de mandato: os primeiros ministros são tecnicamente escolhidos pelo seu partido (embora as autoridades do Partido que o escolhem 🔑 sejam frequentemente eleitas por público). E podem permanecer no cargo enquanto seus chefes partidários forem apoiados pelos governos dos EUA 🔑 ou da França;

As desvantagens de um limite a prazo são bastante óbvias: o presidente eleito pode estar apenas entrando pou jogo 🔑 seu passo para alcançar uma meta política ambiciosa ou reforma estrutural. Sair após esse período significa que trabalho importante é 🔑 deixado inacabado, e facilmente apagado por outro sucessor

Alguns podem argumentar que todo o conceito de limites a termo é antidemocrático. 🔑 Seu objetivo, afinal displaystyle ersquo; É impedir ao público eleger seu candidato à primeira escolha se essa pessoa já tiver 🔑 ocupado um cargo pelo tempo máximo permitido

Por que os eleitores não deveriam escolher por si mesmos?

A resposta, dizem os especialistas 🔑 so no delicado equilíbrio necessário para proteger a democracia de si mesma.

Os limites de prazo podem se proteger contra as 🔑 forças que, caso contrário tornariam os sistemas presidenciais vulneráveis a retrocessos democrático ou autocracia. E não há uma solução única: 🔑 alguns países poderão beneficiar mais dos prazos curtos quando tiverem altos níveis da corrupção e história recente do regime ditatorial 🔑 ndice

Sim, você pode ter muita democracia.

Ao longo de muitos anos conversando com especialistas que estudam retrocesso democrático, muitas vezes ouvi 🔑 alguns conselhos aparentemente estranhos: Se você quer proteger a democracia é melhor não ter uma visão mais clara do mundo.

também.

Muito 🔑 disso.

Eu sei, parece paradoxal. Mas os sistemas democráticos precisam mais do que a escolha dos eleitores para serem estáveis e 🔑 também necessitam de verificações ou contrapesos com o objetivo não permitirem uma pessoa nem um partido acumular poder excessivo; instituições 🔑 capazes da função desse sistema

Eles são frequentemente retratados como a forma mais pura de democracia, mas os cientistas políticos descobriram 🔑 que podem subvertê-lo pou jogo vez disso defendêla. Porque eleitores tendem à trabalhar com relativamente pouca experiência ou informação; referendo muitas 🔑 vezes colocam o poder nas mãos das elitees capazes da mídia narrativa noticiosa e votos diretos costumam ser voláteis transformando 🔑 sentimentos partidários não relacionados

As consequências do referendo Brexit, pou jogo torno da qual a desinformação era abundante e que as críticas 🔑 são confirmadas. Cinquenta seis por cento dos britânicos agora dizem de voto para deixar o UE foi um erro ; 🔑 apenas nove % consideram-no bem sucedido (de acordo com uma recente pesquisa YouGov).

Assim, embora a escolha de voto irrestrita seja 🔑 para uma política ou um presidente possa parecer como o mais puro opção democrática nem sempre é melhor. Os eleitores 🔑 podem não perceber que reeleger os Presidentes por vários termos poderia permitir-lhes consolidar seu poder e acabar minando democracia no 🔑 longo prazo limites do termo construir proteções automática ao sistema;

Um amortecedor contra ditadores aspirantes a ser

Durante a chamada “terceira 🔑 onda” de democracia no final do século XX, países que estavam saindo autoritarismo – incluindo muitos na América Latina - 🔑 escreveram novas constituições para consagrar normas democráticas.

Eles representavam “uma verificação importante do poder executivo para garantir que esses regimes autoritários 🔑 não pudessem ressurgir”, disse Kristin McKie, cientista política da Universidade St. Lawrence pou jogo Nova York ”.

O limite de mandato presidencial 🔑 do México remonta há mais que um século à revolução, o "Porfiriato", regime ditatorial liderado por Porfírio Díaz.

"A permanência prolongada 🔑 de Díaz no poder foi uma das causas da Revolução Mexicana", disse Mariano Sánchez-Talanquer, cientista político do El Colegio del 🔑 México na Cidade Do Mexico.

A revolução de 1910 não trouxe democracia, mas pou jogo vez disso inaugurou um dos regimes autoritários 🔑 mais longos da história. Os governos naquela época ainda respeitavam a letra do direito sobre reeleição ; os presidentees ocuparam 🔑 o cargo por seis anos e depois entregando poder para uma sucessora escolhida que "ganharia" eleições sem concorrência

Essa tradição significava 🔑 que, quando o México finalmente fez a transição para democracia no final do século XX. A proibição da reeleição presidencial 🔑 era uma norma robusta: tentar fugir ou mudar isso teria sido tabu mesmo pou jogo um presidente popular como AMLO

Vários especialistas 🔑 me disseram que o limite de um prazo do México era uma coisa boa, especialmente porque seus mandatos presidenciais já 🔑 são bastante longos.

"A força da regra de não reeleição no México ajuda a proteger o país contra colapso democrático", disse 🔑 Sánchez-Talanquer.

Steven Levitsky, cientista político de Harvard e co-autor do livro "Como as Democracias Morrem", concordou. “Para uma nova democracia ou 🔑 para um frágil sistema democrático a rotação no poder é crítica”, disse ele acrescentando: ”Outro mandato que durou seis anos 🔑 pela AMLO teria sido muito perigoso”.

Em vários outros países da América Latina, incluindo a Venezuela o desmantelamento ou evasão 🔑 dos limites do prazo tem sido uma tática eficaz para os líderes populistas que alcançam poder democrático apenas com vistas 🔑 à minarem democracia.

E se um limite de prazo for ignorado uma vez, provavelmente será novamente ignorada. Quanto mais tempo os 🔑 presidentes estiverem no cargo quanto maior a oportunidade que eles têm para embalar tribunais com aliados e carimbar pou jogo 🔑 agenda pou jogo borracha?

Esses efeitos são ainda mais significativos pou jogo países com altos níveis de corrupção e onde os políticos negociam 🔑 ganhos materiais, como empregos ou contratos governamentais para apoio político. Termos longos significam tempo maior na construção das redes do 🔑 patrocínio que fortalece o poder pessoal /p>;

Nem todos os políticos precisam de limites

Curiosamente, os limites de prazo não parecem ser 🔑 tão importantes para legisladores. Para eles a experiência é muito valiosa e o limite dos prazos pode tornar as instituições 🔑 legislativas menos eficazes na formulação das políticas porque tem que exercer poder legislativo pou jogo colaboração com um único membro do 🔑 Congresso ou Parlamento ganhando autoridade suficiente pra desmontar democracias!

No entanto, mesmo os limites presidenciais não são uma bala de prata 🔑 para proteger a democracia. no México "há nuvens pou jogo horizonte", disse Sánchez-Talanquer afirmou Sanchez Talanco que Sheinbaum prometeu apoiar 🔑 o pacote proposto pela AMLO das reformas constitucionais e concentraria mais poder na presidência enfraquecendo partidos da oposição fazendo com 🔑 juízes ou autoridades eleitorais se tornem funcionários eleitos sujeitos à votação popular; Juízes escolhidos por eles mesmos serão frequentemente um 🔑 cheque menos efetivo nos outros ramos do governo

E embora AMLO deixe formalmente o cargo no final de seu mandato, resta 🔑 ver quanta influência ele poderia ter sobre Sheinbaum.


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